quinta-feira, 29 de março de 2012

Edição de março da Revista EF

Veja e leia a matéria sobre o Projeto ERICA. O CAFT é a empresa responsável por realizar o trabalho de campo deste estudo de riscos cardiovasculares.

quarta-feira, 28 de março de 2012

CAFT seleciona estudantes e profissionais de Ed.Física, Nutrição e Enfermagem



O Centro de Avaliação Física e Treinamento (CAFT) seleciona estudantes e profissionais de Educação Física, Nutrição e Enfermagem nas cidades de Cuiabá (MT), Feira de Santana (BA), Botucatu (SP) e Campinas (SP), para trabalhar em projeto de pesquisa de âmbito nacional, o ERICA, Estudos de riscos cardiovasculares em adolescentes.

Requisitos necessários:
  • Possuir currículo Lattes (clique aqui para maiores informações sobre o currículo Lattes); 
  • Ter disponibilidade de horário (integral, manhã e tarde) durante 3 (três) semanas no período de maio a junho de 2012, em data a ser informada;
  • Não possuir vínculo empregatício.


Os selecionados receberão certificado e bolsa do CNPq.
Interessados enviar currículo para projetoerica@caft.com.br
Clique aqui para criar seu currículo Lattes


Criando um currículo no Lattes


1.  Como criar um currículo no Lattes?
           
Há duas formas de se criar um currículo no Lattes:
(a) acionando o ícone que representa um novo currículo, na barra horizontal de ícones. O Sistema abrirá uma tela para o cadastramento dos dados básicos para a criação de um currículo;
(b) acionando o módulo Arquivo e a opção "Novo currículo", no menu convencional do Sistema.

2.  Como o Lattes funciona quando se cria um currículo?
           
Informando dados básicos. Em primeiro lugar, o Sistema só cria um currículo após o usuário informar os dados básicos de identificação. Para brasileiros, basta informar o nome completo e o CPF. Estrangeiros devem informar o nome completo e o país e a data em que nasceram.

Obtendo currículo existente no CNPq. Após confirmar sua identificação, o usuário é convidado a baixar seu currículo da base de dados do CNPq. Obviamente, isso será possível apenas se o usuário estiver conectado à internet e se seu currículo existir no CNPq.

Abrindo um novo currículo. Após encerrar a criação do currículo, o Sistema abre a tela de Identificação, para que o usuário inicie o preenchimento do seu novo currículo.

É importante ressaltar que é possível importar dados de outros sistemas (Bcurr, MiniCurrículo, CNCT, DataCAPES), mesmo após ter preenchido um novo currículo.

3.  Por que os dados solicitados na criação de um currículo são obrigatórios?
           
É a única forma de garantir a identidade unívoca dos usuários no CNPq.

4.  Por que o Lattes não conseguiu trazer meu currículo do CNPq?
           
Você está em um computador ligado à internet? Se sim, o Sistema pode não ter conseguido conexão com o CNPq. Nesse caso, você deve tentar mais tarde (utilizando o módulo Arquivo, opção “Importar dados” - CNPq - internet). Quando você não possui um currículo no CNPq, o Sistema também não completa a operação, avisando-o da inexistência do currículo. Caso o Sistema tenha apresentado esse aviso, mas você possui um currículo no CNPq, deve entrar em contato com a Agência pelo Disque CNPq, 0800 61-9697 (provavelmente os dados da sua identificação apresentam problemas na base de dados da Agência e devem ser alterados).

5.  O Lattes trouxe o currículo do CNPq, mas não sei minha senha. O que fazer?
           
Entre em contato com a Agência pelo Disque CNPq, no telefone 0800 61-9697, tendo em mãos seus documentos de identificação.

6.  Posso mudar a senha que o CNPq utiliza? Como?
           
Sim. Você pode utilizar a opção de alteração de senhas, disponível no módulo Ferramentas (ou acessar o link “Sua senha no CNPq” na homepage do CNPq).

7.  É necessário salvar os dados do currículo?
           
Não. A cada acionamento do botão CONFIRMAR, disponível nas telas do Sistema, seu currículo estará sendo salvo na base de dados. Assim, se a energia for interrompida no meio de uma operação, todos os procedimentos de cadastro confirmados até o momento estarão salvos.

A opção “Salvar como” do módulo Arquivo foi criada para o transporte dos dados entre computadores. Esta opção também poderá ser utilizada por usuários que tenham entre si muitos trabalhos em co-autoria e desejam utilizar um currículo já preenchido por um desses co-autores como ponto de partida no preenchimento do próprio currículo.

8.  A pessoa com quem trabalho já possui um currículo Lattes. Posso aproveitar os dados da produção CST que temos em co-autoria, mudando os dados cadastrais? Como?
           
Sim. Esta opção é uma antiga solicitação de pessoas que costumam trabalhar juntas e que têm grande parte da produção C&T em co-autoria. Você pode solicitar que seu colega salve o currículo em um arquivo (Opção "Salvar como" do módulo Arquivo). De posse desse arquivo e com seu currículo aberto acione a opção "Importar produção" do módulo Ferramentas. O Sistema vai procurar pelo seu nome (citação bibliográfica) entre a relação de co-autores registrados no outro currículo e trazer as respectivas produções para que você possa escolher qual(is) deseja importar.

9.  Como fechar o currículo sem sair do Lattes?
           
O Sistema permite o fechamento de uma sessão ou de um currículo para que outro possa ser aberto, sem que se tenha a necessidade de abandonar a aplicação. Para tal, você deve acionar a opção "Fechar currículo” do módulo Arquivo e confirmar a solicitação do Sistema.

Importando dados do CNPq


1.  Como importar meu currículo existente no CNPq?
           
Se você enviou um currículo para o CNPq, poderá recuperar suas informações curriculares para atualizá-las no Sistema de Currículos Lattes. Para tal, acione a opção "Importar dados" do módulo Arquivo e escolha "CNPq - internet".
Obs.: para que você possa importar seu currículo, o seu computador deve estar conectado à internet no momento da importação.

2.  Eu não tenho internet! Como importar os dados do CNPq?
           
Recorra a um computador conectado à internet que possua o Lattes instalado, para baixar seus dados em arquivo. Caso isso não seja possível, entre em contato com o CNPq ou com sua autoridade institucional.

3.  Meu acesso à internet depende de ligação telefônica. O que devo fazer?
           
Para obter seu currículo, você deve, primeiro, conectar-se à internet (seguindo as instruções de seu provedor), rodar o Sistema de Currículos Lattes e acionar a opção "Importar dados - CNPq internet".
Obs.: enquanto você estiver conectado à internet, há tarifação telefônica. Portanto, assim que obtiver o currículo, você pode desconectar-se. O Sistema off-line foi criado para que o tempo de conexão seja o menor possível.

4.  Quando a internet está na conexão telefônica, estou pagando uma tarifa DDD?
           
Sim. Porém, essa conexão só é necessária para trazer o arquivo para a sua máquina. Assim que o Sistema pedir sua senha, após trazer seu currículo do CNPq, você pode desconectar-se da internet e não estará incorrendo em custo algum.

5.  Por que o Lattes mostra erros de um currículo já aceito antes pelo CNPq?
           
A estrutura do novo currículo é resultado de pesquisa de opinião junto à comunidade técnico-científica e a técnicos da Agência, bem como é fruto da compatibilização das informações do MCT, do CNPq, da CAPES e da FINEP. Assim, foi estabelecido um novo conjunto de informações em que há dados considerados obrigatórios que não eram solicitados nos sistemas anteriores, como, por exemplo, o país e o idioma da produção C&T. Visando à qualidade da informação, o Lattes também realiza algumas verificações de inconsistências nas informações. Por isso, o Sistema apresenta erros oriundos de sistemas anteriores, que significam campos obrigatórios não informados ou inconsistência nos dados.

6.  Como abrir um currículo que foi importado do CNPq?
           
Após a importação dos dados curriculares, o Sistema traz o arquivo para sua máquina e automaticamente solicita sua senha no CNPq. Ao digitar a senha corretamente, é aberto o currículo capturado da base de dados da Agência.

7.  O Lattes não conseguiu trazer meu currículo do CNPq. O que faço?
           
Você tem duas opções para resolver esse problema:

a) Tentar novamente em outro horário. O problema de não receber o currículo pode ser de natureza técnica (tráfego na internet ou banco de dados momentaneamente indisponível no CNPq). Nesse caso, você pode tentar obter seus dados em outro momento;
b) Caso a alternativa (a) não seja adequada para o seu caso, você pode entrar em contato com o CNPq e solicitar seus dados curriculares por meio do Disque CNPq, no telefone 0800 61-9697, tendo em mãos seus dados de identificação.

8.  O Lattes trouxe meu currículo, mas está solicitando uma senha. Qual é a senha?
           
Você deve utilizar a mesma senha que já utilizava junto à Agência antes do lançamento do Lattes. Caso você não se lembre ou não tenha recebido essa senha, entre em contato com o Disque CNPq (0800 61-9697) para solicitar uma segunda via ou então solicite-a diretamente por meio do link "Senha" na homepage da Plataforma Lattes.

9.  A importação está demorando muito! O que devo fazer?
           
A demora na importação dos seus dados pode estar ocorrendo devido a dois fatores: (1) o tráfego na internet está intenso, tornando a taxa de transmissão muito pequena; (2) os computadores do CNPq estão momentaneamente em manutenção. Em ambos os casos, você tem duas opções:
a) repetir a operação mais tarde. Caso a internet esteja com baixa taxa de transferência, você pode repetir a operação de importação de dados mais tarde;
b) solicitar o currículo ao CNPq. O CNPq pode enviar seu currículo por e-mail. Para tal, contate a Agência (0800 61-9697) e tenha em mãos seus dados de identificação.

10.  Como atualizar o currículo que está no CNPq?
           
Você pode atualizar o seu currículo no próprio Lattes off-line ou na internet (Lattes WEB). No primeiro caso, instale o Sistema em seu computador, importe seu currículo, atualize suas informações e as envie para o CNPq. No segundo caso, você deve acessar seu currículo por meio da homepage de "Atualização on-line".

11.  Se eu importar meu currículo do CNPq, o que acontece com os dados que tenho em meu computador?
           
Caso você já tenha um currículo Lattes em seu computador, o Sistema emite aviso correspondente e solicita substituir ou atualizar esse currículo com os dados da produção C&T vindos do CNPq. Assim, você pode aproveitar apenas os trabalhos que desejar, indicando-os diretamente no assistente de seleção de produção C&T.

12.  É possível anexar o currículo que está no CNPq ao que tenho em meu computador? Como?
           
Sim. Basta importar seu currículo existente no CNPq (opção "Importar dados" - CNPq-internet do módulo Arquivo) que o Sistema vai se encarregar de avisá-lo da existência de um currículo em seu computador, oferecendo a você as opções de atualizá-lo com os dados da produção C&T vindos do CNPq ou de substituí-lo totalmente.

Importando dados de outros sistemas


1.  Sistema de Currículos Lattes importa dados de outros sistemas? Quais?
           
Sim. O Sistema de Currículos Lattes possui importadores de dados oriundos dos seguintes sistemas:

    * BCURR - Sistema de Currículos do CNPq para DOS;
    * MiniCurrículo - Sistema de currículos do CNPq para Windows;
    * CNCT (on-line e off-line) - Sistema de currículos para o PADCT/REACT - para Windows e internet;
    * DataCAPES - Sistema de Avaliação da Pós-Graduação CAPES para Windows.

Obs.: os primeiros três sistemas guardam currículos individualizados, enquanto o Sistema DataCAPES possui dados de programas de pós-graduação para a avaliação da CAPES (que podem ser individualizados em um arquivo *.LPG compatível com o Sistema de Currículos Lattes).

O usuário pode importar seus dados curriculares para o Lattes através da opção “Importar dados” do módulo Arquivo, devendo escolher a opção “Outros sistemas de currículo”. Para tal, deverá:
(a) ter o arquivo gerado pelos sistemas de currículo (no caso dos sistemas BCURR, MiniCurrículo e CNCT- off-line)
(b) estar conectado à internet (no caso do CNCT on-line); ou
(c) contatar stelagr@eps.ufsc.br, solicitando receber o arquivo *.LPG com seus dados curriculares entregues à CAPES pela coordenação de seu Programa de Pós-graduação.
(no caso do Sistema DataCAPES)
Obs.: É importante salientar que você poderá importar dados de todos ou de alguns destes sistemas, se assim o desejar.

2.  Como importar meus dados de sistemas anteriores?
           
O Currículo Lattes abre uma tela onde você deve indicar o sistema de origem que gerou o arquivo com seu currículo (MiniCurrículo, BCURR, DataCAPES, CNCT).

A seguir, você deve indicar o caminho de acesso ao arquivo de dados gerado pelo sistema de origem. O Sistema de Currículos Lattes verifica o formato e a integridade do arquivo, e, caso esteja incorreto ou corrompido, avisa ao usuário.

Se o formato do arquivo de origem estiver de acordo, o Sistema de Currículos Lattes passa para a etapa seguinte da importação.

O usuário, primeiro, visualiza as informações que serão importadas, e depois seleciona os itens da produção C&T que deseja importar, escolhendo-os um a um ou selecionando TODA a produção existente no currículo do outro Sistema.

Na etapa seguinte, o Sistema apresenta a tela de confirmação de identificação do usuário.

O Sistema de Currículos Lattes verifica, então, se já existe um currículo do mesmo usuário na base local. Caso isso ocorra, oferece ao usuário duas opções: SUBSTITUIR o currículo que está na base local por todos os dados cadastrais mais a produção selecionada, ou ATUALIZAR o currículo existente importando apenas a produção selecionada.

A partir daí, inicia-se o processo de migração para a base Lattes, e o Sistema indica a evolução da migração. Ao final, o usuário é remetido ao ambiente Lattes para atualizar as informações.

3.  Como o Lattes compatibiliza dados de sistemas diferentes?
           
A compatibilização do novo modelo de dados do currículo com os demais sistemas (BCURR, MiniCurrículo, CNCT e DataCAPES) seguiu um critério de tradução item a item, campo a campo. Por exemplo, o campo “cidade” do endereço do usuário – campo livre no CNCT – foi traduzido internamente relacionando-o ao código do município, campo estruturado no novo currículo, para atender à exigência do Governo Federal quanto aos pagamentos efetuados por órgãos públicos.

4.  Obtive erros na importação! O que devo fazer?
           
Se os erros estão sendo apontados pelo Sistema de Currículos Lattes, dentro de seu ambiente ou pelo acionamento da opção “Verificar erros” do módulo Ferramentas, basta corrigi-los como indicado pelo próprio Sistema. Caso os erros surjam durante a migração dos dados, verifique a mensagem apresentada pelo Sistema. Se o Sistema não concluir a importação após a apresentação das mensagens, contate o CNPq.

5.  Por que o Lattes apresenta a tela de identificação antes de iniciar a importação?
           
O Sistema de identificação tem por objetivo garantir sua identificação unívoca no CNPq, permitindo que você corrija ou confirme suas informações básicas, encontradas pelo Sistema de Currículos Lattes na base de dados da Agência.

6.  Posso importar dados curriculares de mais de um sistema?
           
O Sistema de Currículos Lattes permite que você atualize seu currículo com dados relacionados à produção técnico-científica encontrados em outros arquivos de currículos. Assim, se você realizar importações múltiplas, poderá selecionar os trabalhos que queira incluir no Lattes. Optando por importar a totalidade da produção oriunda de mais de um sistema, poderá haver duplicidades. Nesse caso, utilize a opção “Verificar duplicidade na produção” do módulo Acessórios para identificar e eliminar as duplicidades.

Abrindo um currículo


1.  Como abrir um currículo existente?
           
O Lattes apresenta duas formas de abertura de currículos:

(a) navegação tradicional, via barra de menus - no módulo Arquivo, selecione a opção "Abrir currículo". (b) ícone na barra horizontal - na barra de ícones horizontal do Sistema, acione o ícone que identifica um novo currículo.

2.  O Lattes sempre pede a senha antes de abrir um currículo?
           
Para garantir a segurança de suas informações, o Sistema sempre pedirá sua senha para abrir seu currículo. No entanto, você pode alterar esse procedimento, desmarcando a caixa de seleção "Solicitar senha ao abrir currículo", disponível na opção "Configurações" do módulo Ferramentas.

3.  Por que o Lattes sempre abre um currículo na opção "Identificação"?
           
É uma opção default do Sistema. No entanto, você pode alterar esse procedimento, desmarcando a caixa de seleção "Iniciar sempre pela tela de identificação", disponível na opção "Configurações" do módulo Ferramentas.

4.  O que acontece com um currículo aberto, quando se abre outro?
           
Ele é fechado automaticamente pelo Sistema, com todas as informações salvas na base de dados.

Salvando um currículo


1.  É preciso salvar o currículo?
           
Todos os seus dados curriculares são salvos automaticamente pelo Sistema ao final de cada conjunto de telas, quando o botão CONFIRMAR é acionado.
Se necessário, você pode utilizar a opção "Salvar como" do módulo Arquivo ou o ícone correspondente, na barra horizontal, para:
- fazer uma cópia (backup) do seu currículo (formato de arquivo do Sistema de Currículos Lattes *.bcv);
- gerar um arquivo que possa ser lido por um editor de texto, MS-Word, por exemplo (formato de arquivo para editores de texto *.rtf);
- divulgar seu currículo na internet (formato de arquivo de divulgação na internet *.html).

2.  Em quais formatos de arquivo o Lattes salva um currículo?
           
O Lattes permite salvar seus dados em três formatos de arquivos:

(a) Arquivo do Sistema de Currículos Lattes (*.bcv). Este formato serve para você transportar seus dados para outro computador onde o Lattes esteja instalado ou para guardar um backup do seu currículo.
(b) Arquivo de editores de texto (*.rtf). Este formato permite que você selecione os módulos ou campos que deseja salvar e gere um arquivo que pode ser lido por editores de textos no Windows (ex.: MS-Word).
(c) Arquivo de divulgação internet (*.htm). Esta opção permite que você selecione os módulos ou campos que deseja salvar e gere um arquivo no formato html, que poderá ser utilizado para divulgar suas informações curriculares na internet. Após gerar o arquivo, solicite ao provedor, ou ao responsável pela internet em sua instituição, a publicação do seu currículo na rede.

3.  Como ler um currículo que foi salvo em outro computador?
           
O arquivo gerado pelo Lattes (extensão *.bcv) pode ser importado novamente para o Sistema. Para tal, você deve utilizar a opção "Importar dados - Arquivo backup do currículo do Lattes" do módulo Arquivo. Obs.: Caso o currículo que está no arquivo de extensão bcv já exista na base local, o usuário deverá optar por SUBSTITUÍ-LO ou ATUALIZÁ-LO, adicionando itens selecionados da produção C&T existentes no arquivo.

4.  Posso escolher quais dados do currículo desejo salvar?
           
Sim (para os formatos RTF e HTML), através da opção “Salvar como” do módulo Arquivo. O Sistema de Currículos Lattes possui um configurador em que todos os campos solicitados no Sistema aparecem em uma árvore de informações hierarquizada. Você pode selecionar módulos ou campos que deseja imprimir. Além disso, o configurador de impressão possui classificadores adicionais (como período, tipo de atividades, etc.).

Apagando um currículo


1.  Como apagar um currículo no Lattes?
           
Acione a opção "Apagar currículo" no módulo Arquivo. O Sistema apresentará uma grade com os currículos cadastrados em seu computador. Para apagar, acione o ícone da lixeira, colocado ao lado direito do nome do autor do currículo. O Sistema solicita confirmação e apaga os dados, caso você confirme a operação.
Atenção: essa opção elimina todos os dados da base local do Lattes, por isso deve ser executada com cuidado.

2.  É possível recuperar um currículo apagado no Lattes?
           
Não. A opção de apagar currículo deve ser executada com cuidado. Caso você não tenha certeza se deseja apagar o currículo definitivamente, salve-o primeiro em arquivo, para segurança de suas informações.

3.  Posso apagar o currículo no qual estou trabalhando?
           
Sim. O procedimento é idêntico ao explicitado na pergunta “Como apagar um currículo no Lattes?”

4.  O que acontece com os dados cadastrados no Lattes quando apago o currículo?
           
Caso você confirme a exclusão após o aviso do Sistema, seus dados serão todos eliminados da base de dados local do Lattes.

5.  Tenho dois currículos Lattes em computadores diferentes. Posso transferir dados de um computador para outro?
           
Sim. Para tal, você deve salvar o currículo que contém os dados que deseja utilizar em um arquivo Lattes (*.bcv). Após salvá-lo, utilize a opção “Importar dados – Arquivo backup do currículo Lattes” do módulo Arquivo e escolha os itens da produção C&T que deseja aproveitar no outro currículo que você possui.

Imprimindo um currículo


1.  Como imprimir um currículo no Lattes?
           
Acione a opção "Imprimir currículo" do módulo Arquivo. Essa ação chama o assistente de "Configuração/Impressão do currículo", apresentando ao usuário várias opções de configuração, relacionadas aos campos e módulos que deseja imprimir, ao período da produção C&T, ao padrão de referência bibliográfica, etc. Após configurar o que deseja imprimir, clique no botão VISUALIZAR. O Sistema apresenta um preview da impressão. Para imprimir, basta clicar sobre o ícone da impressora que aparece nesse preview.

2.  O que são “parâmetros de configuração” de impressão?
           
Denominam-se “parâmetros de configuração” de impressão as opções que o Lattes disponibiliza no assistente de configuração para o usuário, permitindo-lhe selecionar informações e definir padrões de referência bibliográfica para a impressão do seu currículo.

3.  Quais são os parâmetros de configuração de impressão oferecidos pelo Lattes?
           
O Sistema oferece as seguintes opções:

(a) Modelo do currículo. Apresenta os padrões Resumido e Ampliado (definidos pelo CNPq), o padrão Completo (todos os dados curriculares) e o padrão Personalizado (definido pelo usuário);

(b) Padrão de referência bibliográfica da produção. Permite a escolha do formato de impressão da produção CST. Essa versão traz os formatos ABNT e CHICAGO (autor-data);

(c) Período da atuação profissional. Aqui o usuário indica se a atuação profissional cadastrada no currículo deve ser impressa na íntegra (Todo o período) ou a partir de um determinado ano por ele indicado (Desde o ano de...);

(d) Produção. Aqui o usuário indica se deseja utilizar a abreviação "et al." quando seus trabalhos tiverem mais do que três autores (Utilizar abreviação et al.); se deseja incluir na impressão a descrição do campo “Informações adicionais” de sua produção CST (Mostrar informações adicionais); se deseja incluir na impressão os trabalhos mais relevantes de sua produção (Somente os trabalhos mais relevantes);

(e) Período da produção. Permite que o usuário indique se deseja imprimir toda sua produção CST (Todo o período), se está interessado apenas na produção de um determinado período de tempo (Desde o ano de ...). Nesse último caso, o usuário pode ainda adicionar os trabalhos mais relevantes da sua produção que tenham ficado fora do período indicado;

(f) Ordem de impressão da produção. Permite que o usuário imprima sua produção na ordem que mais lhe convier, de forma crescente ou decrescente por data.

(g) Indexador. Essa opção do configurador permite ao usuário indicar se deseja ou não incluir na impressão do seu currículo as palavras-chave, os setores de aplicação e as áreas do conhecimento relacionadas à sua produção CST, podendo também optar por utilizar o nome de citação bibliográfica que informou no currículo.

4.  Como configurar (personalizar) a impressão de um currículo?
           
Você pode optar por um dos modelos de currículo do Sistema (Resumido, Ampliado ou Completo) como ponto de partida, ou então, escolher diretamente o modelo Personalizado. Em seguida, marque ou desmarque os campos ou módulos, de acordo com a sua preferência.
Se desejar, utilize também os demais parâmetros de configuração oferecidos pelo Sistema para imprimir, por exemplo, a produção CST referente a um determinado período, o padrão de referência bibliográfica, etc.
Após definir os parâmetros desejados, clique no botão VISUALIZAR. O Sistema apresenta um preview da impressão. Para imprimir, basta clicar sobre o ícone da impressora que aparece nesse preview.

5.  Posso salvar uma configuração de impressão personalizada? Como?
           
Sim. Para tal, depois de definir todos os parâmetros desejados, basta acionar o botão SALVAR. A seguir, escolha o nome do arquivo e o caminho onde deseja guardar essa configuração para futuras impressões.

6.  Posso configurar mais de um formato de impressão? Como?
           
Sim. Basta repetir o procedimento de seleção dos parâmetros de impressão e salvar a configuração utilizando outro nome de arquivo.

7.  Como recuperar um formato de impressão já salvo?
           
Acione o botão ABRIR, da tela de Configuração/Impressão de currículo e localize o arquivo com as configurações salvas anteriormente.

8.  É possível exportar o relatório que configurei para outros formatos de arquivos? Como?
           
Sim. O Sistema de Currículos Lattes permite que você exporte seus dados para o formato RTF (que pode ser lido por editores de texto) ou HTML (para divulgação na internet). Para tal, acione a visualização do currículo (botão VISUALIZAR), clique no ícone que representa um disquete e indique o formato em que deseja gravar seu currículo.

9.  Como ler no Microsoft Word o currículo exportado do Lattes?
           
Após indicar o nome do arquivo e salvá-lo em um local de seu computador (ex.: C:/temp), acione o MS-Word no Windows e escolha a opção "Abrir" do módulo Arquivo. Indique a opção "Rich Text Format" para o campo "Arquivos do tipo:”. Selecione o arquivo que você salvou e clique no botão ABRIR.

10.  O Lattes gera minha homepage? Como?
           
Sim. O Lattes gera um arquivo de extensão HTM que pode ser divulgado diretamente na internet. Você pode gerá-lo diretamente do módulo de impressão, escolhendo este tipo de arquivo após acionar o ícone que representa um disquete no preview da impressão ou pode acionar a opção "Salvar como" do módulo Arquivo.

11.  Como ver a homepage que o Lattes gerou?
           
Após salvar o arquivo no formato HTML, clique duas vezes no nome deste arquivo no Sistema Windows Explorer ou abra-o diretamente no ambiente do navegador internet que você utiliza (ex.: Netscape, Internet Explorer).

Enviando um currículo para o CNPq


1.  Como enviar meus dados curriculares para o CNPq?
           
Para enviar seu currículo atualizado para o CNPq, acione a opção "Enviar currículo" do módulo Arquivo. Essa opção aciona a verificação de erros, o empacotamento de seus dados curriculares e o envio para o CNPq, via internet.

2.  Não possuo Internet. Como posso enviar meu currículo para o CNPq?
           
Com a adoção da Plataforma Lattes, o CNPq passa a receber currículos apenas pela internet. Se você não possui um computador com conexão à internet, utilize a opção "Gerar disquete para envio via guichê" do módulo Ferramentas, a qual possibilita gerar um arquivo com seus dados curriculares. Leve esse arquivo para um computador conectado à internet e onde esteja instalado o Lattes. Então, selecione no módulo Arquivo a opção "Importar dados – Arquivo backup do currículo Lattes" e envie seu currículo utilizando a opção "Enviar currículo".

3.  Quais as formas de envio do currículo ao CNPq?
           
O currículo só pode ser enviado ao CNPq pela internet, por meio da opção "Enviar currículo" do módulo Arquivo.

4.  Como é a segurança dos dados que estou enviando ao CNPq?
           
Os dados curriculares são compactados em um arquivo que só pode ser aberto pelos aplicativos existentes no CNPq.

5.  Quando meus dados são anexados à base de currículos do CNPq?
           
Seu currículo, quando recebido pelo CNPq, passa por um processo de verificação de consistência (conferência de senha e unicidade de identificação). Caso nenhuma pendência seja gerada, seus dados são anexados à base de currículos do CNPq.

6.  Após enviar meu currículo, ele pode gerar uma pendência dentro do CNPq?
           
Sim. O Sistema verifica se houve problemas com sua identificação (ex.: CPF repetido), sua senha (se utilizou uma senha diferente da que o CNPq espera receber) ou técnico (problemas na plataforma de recebimento de dados do CNPq). Em qualquer um desses casos, se necessário, o CNPq entrará em contato com você para resolver o problema, antes de anexar seu currículo à base.

7.  Por que os dados curriculares que vejo na internet não correspondem à última atualização que enviei?
           
A verificação da consistência de suas informações, aliada ao envio simultâneo de currículos, pode causar um atraso entre seu envio e sua atualização de dados no CNPq. É importante, no entanto, que você contate o CNPq caso essa situação persista (seu currículo pode estar com pendências, não permitindo que ele seja anexado à base).

8.  Preciso avisar ao CNPq que enviei meus dados?
           
Não. Os processos de envio, recebimento, tratamento da informação e anexação do currículo à base do CNPq são totalmente automáticos.

9.  Para que serve o recibo de envio que o Lattes apresenta?
           
Este recibo permitirá que você, caso necessário, confirme o envio do seu currículo ao CNPq, especialmente quando a Agência divulga datas-limite para atualizações curriculares. É importante que você guarde o arquivo gerado após o envio e o tenha impresso (ou gravado) caso entre em contato com o CNPq para resolver qualquer pendência referente ao currículo.

10.  Posso recuperar este recibo depois, quando necessitar?
           
O Sistema apresenta uma opção chamada "Imprimir recibo de envio", disponível no módulo Arquivo, que pode ser acionada sempre que necessário.

11.  Posso ter certeza de que os dados foram recebidos pelo CNPq?
           
Sim, caso o Sistema efetivamente tenha gerado o comprovante de envio. Esse comprovante só será gerado depois que as informações forem recebidas e protocoladas no CNPq.

Exportando dados para a Pós-Graduação


1.  O que significa exportar os dados para a pós-graduação?
           
A avaliação dos Programas de Pós-graduação do País está fundamentada em dados solicitados pela CAPES a cada um desses programas. Entre esses dados está a produção intelectual do Programa no ano da avaliação. Para obter essa informação, o coordenador da pós-graduação contata seus docentes solicitando as informações relativas à produção C&T de cada um deles, além de outros dados sobre a atuação do professor no ano da avaliação. Não há um instrumento eletrônico para essa captura, o que causa redundância nas informações e dificuldade para o coordenador gerenciar os dados da pós-graduação.

A integração de esforços entre CAPES e CNPq tornou possível fazer com que o Sistema de Currículos Lattes possa preencher um módulo adicional, chamado "Exportar dados - Pós-Graduação", com link para um aplicativo que permita ao professor complementar seus dados curriculares e acrescentar informações adicionais específicas do Sistema DataCAPES (ou Coleta).

2.  Quem deve utilizar esta opção?
           
Deverão utilizar esta opção docentes, pesquisadores ou participantes do Programa de Pós-graduação, aos quais o coordenador do Programa deve solicitar informações curriculares e dados sobre a atuação na pós-graduação durante o período da avaliação da CAPES.
Para tal, o coordenador da pós-graduação deverá disponibilizar o instalador do módulo adicional ao Lattes para os integrantes do Programa de Pós-Graduação. O professor deverá instalar este módulo, que habilitará a opção de exportação dos dados.

3.  Por que esta opção está desabilitada em meu Sistema?
           
Para que você possa utilizar a exportação de dados para a pós-graduação, deverá instalar o módulo adicional ao Lattes, disponível no site da CAPES (http://www.capes.gov.br/DistribuicaoArquivos/ProCOLETA/ProCOLETA.htm) para download. Esta instalação permite que o Sistema de Currículos Lattes exporte os dados do currículo e da complementação de sua atuação no período da avaliação da CAPES.

4.  Como funciona o processo de exportação dos dados para a pós-graduação?
           
Após a instalação do módulo adicional, o Sistema de Currículos Lattes habilita a opção de exportação de dados para a pós-graduação. Esta acionará o Sistema Pró-Coleta Professor, de complementação curricular. O professor preencherá esses dados e irá gerar um arquivo de extensão *.XML, a ser entregue para o coordenador da pós-graduação. Para incluir dados curriculares, o coordenador deverá, no Sistema Coleta 6.1, utilizar a opção “Utilitários – Aproveita Curriculum Lattes.

5.  A quem devo entregar o arquivo gerado?
           
Após preencher os dados adicionais e indicar os itens da produção que deseja exportar para a pós-graduação, o professor deverá entregar o arquivo *.XML ao seu coordenador de pós-graduação. O professor pode optar entre enviar o arquivo por e-mail ou salvá-lo em disquete. O coordenador se encarregará de incluir esses dados na base utilizada pela CAPES para avaliar o Programa de Pós-Graduação.

Informando dados de identificação do currículo


1.  Posso alterar o nome em citações bibliográficas que aparece automaticamente?
           
Sim. Basta alterar para o nome desejado no campo "Nome em citações bibliográficas", na opção Identificação do módulo Dados gerais. Essa alteração será refletida em todos os trabalhos cadastrados em seu currículo.

2.  Por que aparece a janela “Identificação do Usuário” quando quero mudar a nacionalidade de brasileira para estrangeira ou vice-versa?
           
A nacionalidade é um dos campos que interferem diretamente na identificação unívoca do usuário no CNPq. Sempre que você alterar um dos seus dados básicos de identificação, o Sistema abre essa tela para garantir que você tenha uma só identificação no CNPq.

3.  Se sou estrangeiro, preciso informar um número de CPF?
           
Não. Estrangeiros devem informar o número do passaporte, obrigatoriamente.

4.  Quais são os campos obrigatórios da tela ?Identificação??
           
Os campos obrigatórios são:
- para brasileiros: nome e CPF
- para estrangeiros: nome, passaporte, país e data de nascimento.

Informando o endereço profissional e o residencial


1.  Qual é o endereço que devo preencher?
           
Entre o residencial e o profissional, você deve preencher os dados daquele endereço em que deseja receber sua correspondência. Caso o endereço escolhido seja o profissional, você deverá, ainda, indicar a cidade onde reside (devido a exigências do Governo Federal para efetuar pagamentos futuros).

2.  O que faço se a instituição que desejo selecionar não estiver na lista?
           
Você pode acrescentar uma nova instituição digitando o nome desejado no campo correspondente. O Sistema monitora essa inclusão para que instituições que constam na base de dados do Lattes não sejam replicadas por você.

3.  O que faço se não encontrei a cidade que quero informar em meu endereço?
           
O cadastro de municípios do Lattes é o mesmo utilizado pelo IBGE. Assim, se você não está encontrando sua cidade é possível que sua busca não esteja adequada. Caso se trate de município novo, você pode manter provisoriamente o vínculo à cidade a que este pertencia antes da emancipação. Assim que sua cidade for acrescentada à lista, você poderá atualizar seu endereço.

Sobre a formação acadêmica/titulação


1.  Por que o campo "Carga horária" está desabilitado?
           
Apenas para os casos de cursos de Aperfeiçoamento/Especialização é necessário informar a carga horária.

2.  Por que os campos "Título da dissertação/Tese" e "Nome completo do orientador" estão desabilitados?
           
Estes campos estão associados à sua formação de mestrado e doutorado e são solicitados apenas nesses casos.

3.  Por que as telas de Palavras-chave, Áreas do Conhecimento e Setores de aplicação não estão disponíveis para todos os níveis de formação?
           
Estes dados são indexadores de sua formação junto às bases de dados das agências, para pesquisas da comunidade científica. Privilegia-se, assim, a formação de mestrado e doutorado para a busca de especialistas e de trabalhos realizados.

Sobre a atuação profissional


1.  Como está organizada a opção Atuação Profissional?
           
A atuação profissional está organizada por instituição/empresa na qual o usuário exerce ou exerceu alguma atividade. Assim, para fornecer as informações dessa opção, você deve preencher:
- a instituição/empresa;
- os tipos de atividades nela exercidos;
- todos os vínculos com a instituição/empresa; e, finalmente,
- o detalhamento das atividades nela exercidas.
Atenção: cada instituição só pode ser cadastrada uma única vez, mesmo que você tenha exercido diversas atividades ou mantido com ela vínculos em diferentes épocas. A mesma restrição ocorre se você exerceu atividades em unidades da mesma instituição localizadas em diferentes áreas geográficas.

2.  Eu trabalhei em uma empresa em diferentes períodos. Como fazer?
           
Se você entrou em uma empresa, por exemplo, em 1994, saiu no mesmo ano e retornou em 1997 deverá cadastrar essa empresa uma única vez e informar os dois períodos na tela de "Vínculos com a instituição".

3.  Posso cadastrar atuação profissional cronologicamente?
           
Sim, mas deverá seguir uma ordem diferente da que foi elaborada! Para que seu currículo tenha vinculo unívoco com cada instituição, você pode cadastrar apenas uma única vez cada instituição ou empresa em que trabalha ou trabalhou. Assim, se você possui seus dados organizados cronologicamente, pode incluir as empresas e ir acrescentando as atividades na ordem cronológica, mas associadas a cada empresa às quais pertencem.

4.  O que faço se a instituição que desejo selecionar não consta na lista?
           
Você pode acrescentar uma instituição. O Sistema monitora a inclusão para que instituições que constam na base de dados do Lattes não sejam replicadas por você.

5.  Por que não consigo trocar a instituição da atuação profissional?
           
Caso você já tenha especificado vínculos e/ou atividades relacionadas a uma instituição, o Sistema não permite que você a troque por outra. Se o cadastramento de vínculos ou atividades estiver relacionado equivocadamente a uma instituição, você deve apagar todo o registro na grade de Instituições/Empresas.

6.  Exerci mais de uma atividade (cargos, estágios, etc.) na mesma instituição. Como devo cadastrá-las?
           
Você deve incluir cada atividade como um novo item da respectiva tela no Sistema ("Direção e administração” para cargos, por exemplo), indicando os períodos de cada atividade.

Sobre as linhas de pesquisa


1.  Por que eu não consigo cadastrar linhas de pesquisa?
           
As linhas de pesquisa estão relacionadas às atividades de "Pesquisa e desenvolvimento", da opção Atuação profissional. Para incluir suas linhas, você deve, primeiro, incluir a instituição/empresa onde se realiza a pesquisa. A seguir, inclua a atividade do tipo "Pesquisa e desenvolvimento" e as respectivas linhas de pesquisa que caracterizam essa atividade.

2.  Como completar ou alterar os dados de &Linhas de pesquisa&?
           
Após cadastrar as linhas na opção “Atuação profissional”, você pode editar os dados correspondentes na opção "Linhas de Pesquisa" do módulo Dados gerais, clicando sobre o nome da linha que deseja completar.

Sobre a classificação da produção C&T


1.  Como está classificada a produção CST no Lattes?
           
A produção científica, tecnológica e artístico-cultural do currículo está dividida de forma hierárquica:
(a) Produção Bibliográfica,
    - Trabalhos em eventos
    - Artigos publicados em periódicos
    - Livros e capítulos
    - Textos em jornais ou revistas (magazines)
    - Demais tipos de produção bibliográfica: Outra produção bibliográfica; Partitura musical; Prefácio, Posfácio; Tradução.

    (b) Produção Técnica
    - Softwares
    - Produtos tecnológicos
    - Processos ou técnicas
    - Trabalhos técnicos
    - Demais tipos de produção técnica: Apresentação de trabalho; Cartas, mapas ou similares; Curso de curta duração ministrado; Desenvolvimento de material didático ou instrucional; Editoração; Manutenção de obra artística; Maquete; Organização de evento; Programa de rádio ou TV; Relatório de pesquisa; Outra produção técnica

    (c) Produção Artística/cultural
    Apresentação de obra artística; Apresentação em rádio ou TV; Arranjo musical; Composição musical; Curso de curta duração; Obra de artes visuais; Sonoplastia; Outra produção artística/cultural.

    (d) Orientações concluídas
    - Dissertação de mestrado
    - Tese de doutorado
    - Monografia de conclusão de curso de especialização
    - Trabalho de conclusão de curso de graduação
    - Iniciação científica
    - Orientação de outra natureza.

    (e) Demais trabalhos

2.  Como foi definida esta classificação?
           
A classificação da produção C&T foi definida com base na opinião de pesquisadores e membros de comitês assessores do CNPq e na compatibilização entre as classificações utilizadas historicamente pelo CNPq e pela CAPES, visando à uniformização das informações entre as agências.

3.  Esta classificação é definitiva?
           
Ela contempla a classificação da produção C&T que o CNPq e a CAPES utilizam historicamente. A tendência é sua estabilização no uso pelas agências. Entretanto, como não poderia deixar de ser, a classificação de produção em ciência e tecnologia é, por natureza, dinâmica e, se houver necessidade de ajustes, poderá ser implementada nas versões futuras do Sistema.
Obs.: o CNPq e a CAPES incentivam o usuário a opinar a respeito desta e de outras questões relevantes para o currículo. Para tal, você pode utilizar a opção "Críticas e sugestões" disponível no módulo Acessórios.

4.  Como foi definida a tabela de periódicos, utilizada na opção de artigos publicados?
           
A Plataforma Lattes foi construída em articulação com a Capes. A solicitação dos dados relativos a periódicos, de forma estruturada, foi incluída no Currículo Lattes para possibilitar a integração desejada entre os sistemas das duas agências. Assim, foi acordado entre as agências a inclusão da tabela já utilizada pela Capes (aplicativo Qualis), onde os periódicos de cada área são selecionados e hierarquizados pelas Comissões de Avaliação que assessoram aquela Agência.

Sobre o cadastro de áreas do conhecimento


1.  Por que cadastrar áreas do conhecimento?
           
As áreas do conhecimento classificam seu trabalho nos campos da ciência, tecnologia e artes brasileiras. Assim, indexá-lo segundo esses campos significa inseri-lo no contexto científico do País. As buscas por produção C&T e a análise curricular feita pelas agências estão, muitas vezes, baseadas nessa classificação. É importante, portanto, que você contextualize sua produção para futuras utilizações.

2.  Ao incluir um novo produto, já aparecem áreas cadastradas. Por quê?
           
Sim, é verdade. A maioria das pessoas costuma trabalhar em um mesmo universo científico. Assim, para facilitar o preenchimento, o Sistema considera o último conjunto de classificações como ponto de partida para a classificação do trabalho seguinte. É importante observar, no entanto, que você pode alterar essa classificação default por meio do item “Configurações” do módulo Ferramentas, desmarcando a opção “Cadastrar utilizando as áreas do conhecimento da produção anterior”.

3.  A ordem das áreas do conhecimento é relevante?
           
Sim. Ela representa a ordem de relevância de cada área ou especialidade do conhecimento como classificador do seu trabalho. Assim, por exemplo, se você utilizar as áreas 'Engenharia de Produção' e 'Ergonomia' e, posteriormente, realizar buscas por produção C&T colocando mais ênfase em Ergonomia, os trabalhos que contenham essa palavra em primeiro lugar vão aparecer primeiro na relação encontrada.

4.  Como alterar a ordem de relevância das áreas do conhecimento?
           
O Sistema de Currículos Lattes apresenta um ícone (à esquerda da grade de áreas) com setas verticais ascendente e descendente. Ao clicar sobre a seta ascendente, posicionada ao lado da área do conhecimento, você a leva para a frente na lista de áreas relacionadas ao trabalho, enquanto que o clique sobre a seta descendente faz o oposto.
Para levar a área para a frente na lista relacionada ao trabalho, você deve clicar sobre a seta ascendente, posicionada ao lado da área do conhecimento, enquanto que, ao clicar sobre a seta descendente, você faz o contrário.

Sobre o cadastro de setores de aplicação


1.  Qual é a importância dos setores de aplicação?
           
Os setores de aplicação classificam seu trabalho nas áreas de atividade econômica, social, tecnológica e cultural brasileiras em que a pesquisa é aplicada. Assim, indexar esse trabalho segundo uma tabela de setores significa inseri-lo neste contexto. As buscas por produção C&T e a análise curricular feitas pelas agências podem estar, muitas vezes, baseadas nessa classificação.

2.  Quem definiu a tabela de setores de aplicação?
           
O CNPq. Uma das decisões do grupo responsável pela classificação de informações da Agência foi restringir a classificação de setores econômicos àqueles relevantes para ciência e tecnologia. Por essa razão, não se adotou a tabela do IBGE, cuja classificação é mais ampla e atinge níveis específicos de setores industriais (ex.: Indústria de Transformação - Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios - Fabricação de calçados). O CNPq entendeu por bem adotar uma tabela simplificada e, ainda assim, contextualizar a produção C&T brasileira em áreas de atividades econômicas do País. Esta tabela é também utilizada no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil.

3.  Como alterar a ordem de importância dos setores?
           
O Sistema de Currículos Lattes apresenta um ícone (à esquerda da grade de setores) com setas verticais ascendente e descendente. Ao clicar sobre a seta ascendente, posicionada ao lado do setor, você o leva para a frente na lista de setores relacionados ao trabalho, enquanto que o clique sobre a seta descendente faz o oposto.

4.  A tabela de setores de aplicação pode ser alterada no futuro?
           
Como ocorre com os demais tipos de classificação tabelados, setores de aplicação são indexadores dinâmicos que acompanham a evolução da ciência, da tecnologia e das atividades socioeconômicas do País. Assim, não se pode tratá-la como uma tabela permanente. Eventuais alterações, no entanto, significarão traduções nas classificações existentes, para que os cadastros anteriores não sejam perdidos.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Testes físicos na BR Distribuidora

Nos dias 24 e 25 de março de 2012, próximo final de semana, o CAFT irá realizar os testes físicos da BR distribuidora em 12 estados brasileiros, num total de 18 cidades.

Toda a logística de local, ambulância, filmagem, hotel e transporte está sendo montada há mais de um mês pela nossa Equipe de Projeto.
A Equipe do CAFT possui experiência em concursos públicos já realizados pela nossa empresa. Para esse evento da BR Distribuidora, todos os professores passaram por dois dias de treinamento, téorico e prático, para a aplicação dos testes (abdominal, barra fixa e corrida de 12 minutos).

segunda-feira, 19 de março de 2012

quinta-feira, 8 de março de 2012

quarta-feira, 7 de março de 2012

Comércio de atestados médicos no Brasil

Comprar atestados médicos está, infelizmente, cada vez mais fácil aqui no Brasil.
Na matéria que passou no Jornal Hoje (Rede Globo) do dia 07 de março, foi possível ver candidatos a um concurso público sendo abordados na fila para a prova prática.
Para participar das provas físicas de concursos públicos, os candidatos são obrigados a entregar um atestado onde o médico afirma que a pessoa está em condições de passar pela bateria de testes.
Veja a matéria nesse LINK.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Vídeo do Programa "Vamos Correr"

Não assistiu ao Programa Vamos Correr da última 6a feira, dia 24?
Então aproveita o link abaixo e veja o 3o video.
#CAFT: Treino especial para quem vai fazer concurso.

Vamos Correr do dia 24/02/2012